segunda-feira, 30 de maio de 2016

VITAMINA A - SIMULADO E MAPA MENTAL

Olá Nutriconcurseiros! Os micronutrientes são figurinhas carimbadas em provas de nutrição e as VITAMINAS sempre marcam presença nas questões que abordam esta temática, o que para muitos torna-se motivo de confusão devido a gama de informações inerentes a este assunto. Para auxilia-los nos estudos desse tema tão importante elaboramos um mapa conceitual que traz as principais informações, de forma clara e objetiva, sobre as formas de apresentação, fonte, funções, causas e sintomas de deficiência. 
Para iniciar os estudos confira abaixo o mapa conceitual sobre a VITAMINA A: uma vitamina lipossolúvel que possui papéis essenciais no organismo quanto às funções visual e sistêmica, incluindo diferenciação celular, crescimento e desenvolvimento, funções imunológicas e reprodução.


Cliquem nos links abaixo para terem acesso ao material sobre a vitamina A!

BONS ESTUDOS! 





quinta-feira, 26 de maio de 2016

GABARITO COM QUESTÕES COMENTADAS - SIMULADO NUTRIÇÃO NA OBESIDADE



SIMULADO OBESIDADE – COMENTÁRIOS


GABARITO: 1-C; 2-E; 3-B; 4-C; 5-D; 6-D; 7-A; 8-D; 9- E; 10-A. 

1 – Para o diagnóstico da Síndrome Metabólica (SM) devem estar presentes pelo menos três dos seguintes componentes:
I- Obesidade abdominal por meio de circunferência abdominal
  • CC > 102 cm para homens
  • CC > 88 cm para mulheres
II- Triglicerídeos > 150 mg/dL
III- HDL-colesterol
  • HDL-C < 40 cm para homens
  • HDL-C < 50 cm para mulheres
III- Pressão Arterial > 130 mmHg ou > 85 mmHg
IV- Glicemia de jejum > 110 mg/dL.
Portanto, o Índice de Massa Corporal não faz parte dos componentes para diagnóstico de SM, apesar de, geralmente, pessoas com síndrome metabólica apresentarem excesso de peso.

2 – O tratamento da obesidade envolve uma complexidade de fatores e o sucesso está relacionado à mudança no estilo de vida, que inclui implementação de dieta adequada e prática de atividade física, com vistas a garantir o balanço nitrogenado negativo e a perda de peso.
I- Verdadeira. De fato, para se obter resultados satisfatórios, as mudanças na alimentação devem perdurar por toda a vida do indivíduo.
II- Falsa. Dietas muito restritivas, artificiais e rígidas NÃO DEVEM ser recomendadas para o tratamento da obesidade. Apesar dessa intervenção promover perda de peso em curto prazo, seus padrões são insustentáveis por longos períodos, o que culmina com reganho de peso, denominado popularmente como efeito sanfona. Este predispõe ao aumento na massa gorda e redução da massa magra do indivíduo.
III- Verdadeira. Além da quantidade de calorias devem-se considerar as preferências alimentares, o aspecto financeiro, o estilo de vida e o requerimento energético para a manutenção da saúde.
IV- Verdadeiro. Tendo em vista que a obesidade é uma doença multifatorial, o tratamento engloba uma série de fatores, os quais, isoladamente são menos eficazes para promover a perda de peso. Assim, de fato, o tratamento dietético é mais bem-sucedido quando aliado a aumento no gasto energético e a um programa de modificação comportamental.
Resposta letra E (I, III e IV).

3 – Esse tipo de questão é bastante recorrente nas provas de concurso, por isso é imprescindível que você aprenda. O plano de restrição energética moderada prevê uma redução progressiva de 500 a 1000 Kcal/dia, não podendo ser o valor energético total da dieta inferior a 1200 Kcal. Esta restrição prevê uma perda de 0,5 a 1 Kg por semana.
Resposta Letra B.

4- As recomendações nutricionais para o tratamento da obesidade estão resumidas na tabela abaixo.
Nutrientes
Recomendação
Carboidratos
55 a 60% (20% de CHO simples)
Proteínas
15 a 20% (não menos que 0,8g/Kg de peso desejável)
Gorduras
20 a 25% (7% de gorduras saturadas, 10% de poliinsaturadas e 13% de monoinsaturadas)
Fibras
Entre 20 e 30g/dia
Álcool
Não aconselhado
Colesterol
< 300mg/dia
Vitaminas e minerais
De acordo com as necessidades nutricionais
Cloreto de sódio
Adequado à situação individual
Líquidos
1.500mL para cada 1.000Kcal
Esquema alimentar
Fracionamento em 6 refeições diárias

Portanto, o gabarito correto para a questão é a LETRA C (Recomenda-se 55 a 60% do Valor Energético Total (VET) proveniente dos carboidratos, destes até 20% de carboidratos simples; proteínas não inferiores a 0,8g/Kg/dia; 20 a 25% de gorduras; <300 mg de colesterol/dia.

5- É imprescindível para você concurseiro saber quais os critérios para indicação da cirurgia bariátrica. Estes são bem descritos pela Associação Brasileira de Obesidade (ABESO, 2009/2010) como contempladas no quando abaixo:












                                                ABESO, 2009/2010
 
Adultos com IMC> 40Kg/m² sem comorbidades
Adultos com IMC > a 35 Kg/m² com uma ou mais comorbidades associadas
Resistência aos tratamentos conservadores realizados regularmente há pelo menos dois anos (dietoterapia, psicoterapia, tratamento farmacológico e atividade física).
Motivação, aceitação e conhecimento sobre riscos da cirurgia.
Ausência de contraindicações.
 


 Com esse quadro fica muito fácil resolver a questão, sendo a alternativa correta a LETRA D. Na alternativa E, o erro está na exceção à ausência de contraindicações, tendo em vista que as causas endócrinas tratáveis da obesidade representam sim contraindicações à realização da cirurgia bariátrica. 

6- Uma das principais complicações associadas à absorção de carboidratos após a cirurgia bariátrica é a síndrome de Dumping, a qual resulta da perda da regulação normal do esvaziamento gástrico e das respostas gastrointestinais e sistêmicas a uma refeição.
 Os sintomas característicos são plenitude abdominal e náuseas, inchaço abdominal, flatulência aumentada, cólica e diarreia, hipoglicemia reativa (sudorese, ansiedade, fraqueza, tremores, dificuldade de concentração). Portanto, o gabarito para a questão é a LETRA D.

7- Essa é mais uma questão que pode ser respondida com base nas Diretrizes da ABESO (2009/2010). Considera-se o tratamento cirúrgico da obesidade bem-sucedido se houver perda de, no mínimo, 50% do excesso de peso e o paciente deixar de ser obeso mórbido, sendo necessária a manutenção dessas condições pelo período de cinco anos. Dessa forma, responde-se corretamente a questão marcando a alternativa A. 

8- A obesidade é uma enfermidade crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, de forma a prejudicar a saúde dos indivíduos. Analisemos as alternativas:
I- VERDADEIRA. A antropometria é um dos métodos indiretos que auxilia na avaliação da obesidade e, quando usada apropriadamente, permite distinguir categorias de obesidade, estimar os níveis de gordura corporal e prever o risco relativo para  enfermidades, tanto que a Organização Mundial de Saúde tem indicado a análise de parâmetros antropométricos para a vigilância epidemiológica das doenças crônicas;

II- FALSA. De fato, o IMC não distingue o aumento de gordura ou músculo, além de NÃO fornecer informações sobre a distribuição de gordura corporal.
III- VERDADEIRA. A Circunferência da Cintura é um parâmetro que prediz, isoladamente, o risco cardiovascular, como sumarizado no quadro abaixo.
Risco de complicações associadas à obesidade
Circunferência (cm)
Homens
Circunferência (cm)
Mulheres
Sem risco
< 94
< 80
Risco aumentado
> 94
> 80
Risco Muito aumentado
> 102
> 88

IV- VERDADEIRA. De fato, as pregas cutâneas são parâmetros pouco específicos quando aplicadas em obesos grau II e não devem ser usadas para definir o valor total de gordura corpórea em obesos mórbidos.
Resposta correta LETRA D.
 
9- Os planos alimentares de baixo valor energético podem ser indicados quando, após um período razoável com o plano de restrição moderada não se conseguir perda satisfatória de peso. São caracterizados por dietas com valor calórico entre 800 e 1200 Kcal, ou 10 a 19 Kcal/Kg de peso atual por dia. Portanto, todas as afirmativas são verdadeiras, devendo ser marcada a letra E (I, II e III). 

10- A Síndrome de Wernicke-Korsackoff é uma condição resultante da deficiência de TIAMINA (VITAMINA B1), podendo ocorrer após a cirurgia bariátrica. LETRA A.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

SIMULADO NUTRIÇÃO NA OBESIDADE



Boa tarde, Nutriconcurseiros! Como vão os estudos? e o simulado sobre nutrição na gestação responderam? Agora vamos estudar outro tema obrigatório em TODAS as provas de concursos para nutricionistas - Dietoterapia na obesidade. Elaboramos, cuidadosamente, mais um simulado. Não deixem de respondê-lo!! Em breve postaremos o gabarito e o comentário das questões. Bons estudos!!
 
SIMULADO - DIETOTERAPIA (OBESIDADE)

1 – A Síndrome Metabólica é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovascular usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência à insulina. Para o diagnóstico da SM devem ser considerados, exceto:

a)                  Circunferência da cintura > 88 para mulheres e > 102 para homens;
b)                 Triglicerídeos > 150 mg/dL
c)                  IMC > 30 Kg/m²
d)                 HDL-colesterol < 40 mg/dL para mulheres e < 50 mg/dL para homens
e)                  Glicemia de jejum > 110 mg/dL

2- Sobre a dietoterapia para o tratamento da obesidade julgue os itens a seguir:

I-                   Para se obterem resultados satisfatórios as mudanças na alimentação devem perdurar por toda a vida do indivíduo;
II-                Dietas muito restritivas, artificiais e rígidas devem ser recomendadas em casos de obesidade grau III, com fatores de risco cardiovasculares associados, com vistas à redução da morbimortalidade.
III-              Além da quantidade de calorias devem-se considerar as preferências alimentares, o aspecto financeiro, o estilo de vida e o requerimento energético para a manutenção da saúde.
IV-             O tratamento dietético é mais bem-sucedido quando aliado a aumento no gasto energético e a um programa de modificação comportamental
Estão corretas as assertivas:
a)                  II, III e IV
b)                 I, II, III e IV
c)                  I, II e IV
d)                 I, II e III
e)                  I, III e IV

3- As diretrizes para tratamento dietético da obesidade baseiam-se na restrição energética, mudança na qualidade dos alimentos fornecidos, além de recomendações sobre atividade física. O plano de restrição energética é amplamente recomendado, sendo caracterizado por:

a)                  Redução progressiva de 500 a 1000 Kcal/dia, podendo ser o valor energético total da dieta inferior a 1200 Kcal nos casos de obesidade com fatores de risco associados. Esta restrição prevê uma perda de 0,5 a 1 Kg por semana.
b)                 Redução progressiva de 500 a 1000 Kcal/dia, não podendo ser o valor energético total da dieta inferior a 1200 Kcal. Esta restrição prevê uma perda de 0,5 a 1 Kg por semana.
c)                  Redução 800 a 1200 Kcal/dia.
d)                 < 800 Kcal/dia, sendo recomendada por curtos períodos (3 a 4 semanas).
e)                  Redução progressiva de 500 a 1000 Kcal/dia, não podendo ser o valor energético total da dieta inferior a 1200 Kcal. Esta restrição prevê uma perda de 1 a2 Kg por semana.

4- No que diz respeito às recomendações nutricionais na obesidade é correto afirmar:

a)                  Recomenda-se 55 a 60% do Valor Energético Total (VET) proveniente dos carboidratos, destes até 25% de carboidratos simples; 0,6 a 0,8 Kcal/Kg/dia de proteínas; 20 a 25% de gorduras; <200 mg de colesterol/dia.
b)                  Recomenda-se 55 a 60% do Valor Energético Total (VET) proveniente dos carboidratos, destes até 20% de carboidratos simples; 0,6 a 0,8 Kcal/Kg/dia de proteínas; 20 a 25% de gorduras; <200 mg de colesterol/dia.
c)                  Recomenda-se 55 a 60% do Valor Energético Total (VET) proveniente dos carboidratos, destes até 20% de carboidratos simples; proteínas não inferiores a 0,8g/Kg/dia; 20 a 25% de gorduras; <300 mg de colesterol/dia.
d)                 Recomenda-se 55 a 75% do Valor Energético Total (VET) proveniente dos carboidratos, destes até 20% de carboidratos simples; proteínas não inferiores a 0,8g/Kg/dia; 20 a 25% de gorduras; <300 mg de colesterol/dia.
e)                  Recomenda-se 55 a 75% do Valor Energético Total (VET) proveniente dos carboidratos, destes até 25% de carboidratos simples; 0,6 a 0,8 Kcal/Kg/dia de proteínas; 20 a 25% de gorduras; <200 mg de colesterol/dia.

5- Em alguns casos de obesidade recomenda-se o tratamento cirúrgico. São critérios de indicação para cirurgia bariátrica, de acordo com a Associação Brasileira de Obesidade (ABESO):

a)                  Adultos com IMC > a 50 kg/m² sem comorbidades.
b)                 Adultos com IMC > 35 kg/m² sem comorbidades associadas.
c)                  Não é necessária a motivação, aceitação e conhecimento sobre os riscos da cirurgia por pacientes que apresentem obesidade grau III.
d)                 Resistência aos tratamentos conservadores realizados regularmente a pelo menos dois anos.
e)                  Ausência de contraindicações, exceto nos casos de causas endócrinas tratáveis da obesidade.

6 – Assinale a alternativa que apresenta uma das principais complicações associadas à absorção de carboidratos após cirurgia bariátrica:

a)                  Síndrome de Mallory-Weiss
b)                 Esteatorreia
c)                  Intolerância à lactose
d)                 Síndrome de Dumping
e)                  Galactosemia

7- considera-se que houve sucesso dos procedimentos cirúrgicos da obesidade quando:

a)                  Houver perda de, no mínimo, 50% do excesso de peso e o paciente deixar de ser obeso mórbido, sendo necessária a manutenção dessas condições pelo período de cinco anos;
b)                 Houver perda de, no mínimo, 50% do excesso de peso e o paciente deixar de ter obesidade grau II, sendo necessária a manutenção dessas condições pelo período de cinco anos;
c)                  Houver perda de, no mínimo, 50% do excesso de peso e o paciente deixar de ter obesidade grau I, sendo necessária a manutenção dessas condições pelo período de cinco anos;
d)                 Houver perda de, no mínimo, 70% do excesso de peso e o paciente deixar de ter obesidade mórbida, sendo necessária a manutenção dessas condições pelo período de cinco anos;
e)                  Houver perda de, no mínimo, 50% do excesso de peso e o paciente deixar de ser obeso mórbida, sendo necessária a manutenção dessas condições pelo período de dois anos;

8 - Define-se obesidade como uma enfermidade crônica, que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura a um nível tal que a saúde esteja comprometida. Sobre a avaliação nutricional na obesidade julgue os itens a seguir:

I- A antropometria permite distinguir categorias de obesidade, predizer os níveis de gordura corpórea e estimar o risco relativo de enfermidade;
II- O IMC não distingue o aumento de gordura ou músculo, mas fornece informações sobre a distribuição de gordura corporal;
III- A Circunferência da Cintura promove correlação entre distribuição de gordura e riscos à saúde;
IV- As pregas cutâneas são parâmetros pouco específicos quando aplicadas em obesos grau II e não devem ser usadas para definir o valor total de gordura corpórea em obesos mórbidos;
Estão corretos:
A) Apenas I;
B) I e IV;
C) III e IV;
D) I, III e IV;
E) I, II, III e IV

9 - A restrição calórica é a principal conduta do manejo nutricional da obesidade. São características dos planos alimentares de baixo valor energético:

I- De 800 a 1200 Kcal/dia;
II- Entre 10 a 19 Kcal/Kg de peso desejável;
III- Está indicado se após um período razoável com um plano moderado não se conseguiu diminuir o peso;
a) Apenas I;
b) Apenas II;
c) Apenas III;
d) II e III;
e) I, II e III

10 - A Síndrome de Wernicke-Korsackoff pode se instalar após a Cirurgia Bariátrica. Caracteriza-se por ataxia, oftalmoplegia e confusão mental. É um quadro grave resultante da deficiência aguda de:

A) Vitamina B1;

B) Vitamina B2;

C) Vitamina B6;

D) Vitamina B12.